De Consumidores a Discípulos

De Consumidores a Discípulos

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE ADMINISTRAÇÂO

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE LIDERANÇA

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE ENSINO

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE EXORTAÇÃO

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE PROFETA

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE CONTRIBUIR / REPARTIR

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE MISERIÓRDIA

Quem é Você no Corpo de Cristo - O Dom Espiritual de Ajuda ou Socorro

Quem é Você no Corpo de Cristo - O Dom Espiritual do Serviço ou Ministério

Quem é Você no Corpo de Cristo - Quais os Resultados do Exercício dos Dons Espiriuais

Quem é Você no Corpo de Cristo - O Que São Dons Espirituais

Quem é Você no Corpo de Cristo - Introdução - A Vontade de Deus para Cada Um

IGREJA Projeto de Deus

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Espiritualidade Cristã Contemporânea

O que podemos perceber em nossa época é a grande mescla quanto ao entendimento e conhecimento do que venha a ser a espiritualidade propriamente dita. O que era para ser entendido como uma característica de quem tem uma intensa atividade espiritual verte-se para princípios de religiosidade sejam eles cristãos ou de qualquer princípio ritualístico.
Focando a comunidade cristã, as coisas não são mais simples, hajam vistas as propostas multifacetadas de cristianismo que culminam na produção de uma fé de consumo, e, em assim sendo, provoca uma inversão de valores onde o sagrado é profanado e o profano é sacralizado. Igrejas para todos os gostos, como se fossem fast-foods da fé oferecendo “cultos” a gosto de sua clientela. Em vez de cristãos serem sal da terra e luz do mundo cultivam o hábito de flertar com o pecado querendo levar para dentro das Igrejas, e muitas vezes levando, as trevas e a sensaboria.

A espiritualidade cristã, portanto, tem deixado de ser cristocêntrica para uma proposta antropocêntrica na qual o ser humano busca qualquer coisa que lhe proporcione uma sensação de tranqüilidade, ainda que fugaz, como se um torpor espiritual que possa mascarar sua apatia moral.

De fato, a espiritualidade cristã precisa resgatar seus verdadeiros valores e voltar a ser uma atividade centrada em Cristo e que as atividades espirituais sejam, verdadeiramente, movidas pelo Espírito Santo nos conduzindo ao Pai.

Em vez de uma corrida as cegas a procura do que possa proporcionar “prazer espiritual”, uma criteriosa busca por uma vida centrada na produção do Fruto do Espírito conforme Gálatas 5.22-23. Isso não seria uma proposta a uma nova forma de espiritualidade e sim um retorno as origens, um resgate do que se vem perdendoao longo dos tempos. É necessário que a Igreja atenda ao apelo do Apóstolo Paulo aos Romanos, especialmente no capítulo 12, do qual transcrevemos os versos 1 e 2:

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

O axioma inexorável da espiritualidade cristã deve ser o louvor da glória de Deus.

Nenhum comentário: