De Consumidores a Discípulos

De Consumidores a Discípulos

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE ADMINISTRAÇÂO

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE LIDERANÇA

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE ENSINO

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE EXORTAÇÃO

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE PROFETA

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE CONTRIBUIR / REPARTIR

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE MISERIÓRDIA

Quem é Você no Corpo de Cristo - O Dom Espiritual de Ajuda ou Socorro

Quem é Você no Corpo de Cristo - O Dom Espiritual do Serviço ou Ministério

Quem é Você no Corpo de Cristo - Quais os Resultados do Exercício dos Dons Espiriuais

Quem é Você no Corpo de Cristo - O Que São Dons Espirituais

Quem é Você no Corpo de Cristo - Introdução - A Vontade de Deus para Cada Um

IGREJA Projeto de Deus

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Teologia e Ação Soial

O termo teologia há muitos tem perdido a significação plena de sua proposta de ser estudo que se ocupa de Deus, de sua natureza e seus atributos e de suas relações com o homem e com o universo que vem sendo prejudicadas mais e mais com o passar dos tempos dadas as tendências mercadológicas assumidas pelas igrejas chamadas evangélicas.

Observemos os versículos abaixo:

- Mt 5.16 - Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

- Mt 6.1 - Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus.

O que a Bíblia ensina está, cada vez mais distante do que tem sido vivenciado em nossos dias. A humanidade tem se ocupado cada vez menos em fazer algo para outrem, do contrario, tem cada vez mais procurado fazer todas as coisas em beneficio próprio. Os chamados evangélicos, por sua vez, têm perdido excelentes oportunidades de glorificar a Deus e tem buscado sua própria glória, ao fazerem de tudo para serem notados pelos seus iguais.

Onde ficam as coisas a respeito de Deus? Onde Sua natureza e atributos? Onde suas relações com a natureza e os homens?

Mais uma das tarefas da teologia que tem se tornada desafiadora em nossos dias é a de despertar o interesse das pessoas por esta relação entre Deus, natureza e humanidade, o que seria um pleno envolvimento em ação social. Em nossa época tem se tornado muito que ao se falar em ação social se pense, imediatamente e somente em obras e ações assistencialistas, e se esquece do dever cristão e humano de se ocupara na informação para a formação de pessoas mais bem esclarecidas no tocante a seus direitos e deveres sociais.

As nossas reuniões de oração por vezes tem se tornado em sessões de desabafo em que muito é dito, muito é pedido e tudo com a intenção egoísta de se autobeneficiar.

A Bíblia nos ensina a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, além disso, que devemos exercer um amor fraternal, cordial, que prefere em honra ao outro, e que o contrario disto é amor fingido. Também ensina que se amamos a Deus devemos exercitar a mutualidade do amor e que quem não ama não conhece a Deus. Não podendo esquecer que não devemos tomar a forma deste século... O que temos feito com este conhecimento da Palavra de Deus? Que transformações estamos promovendo?

Teólogos cristãos, que deveriam se ocupar em promover um ambiente propício a que mais pessoas sejam motivadas a serem verdadeiros servos de Deus ficam gastando o precioso tempo de Deus em moldar liderança que lhe agradem e obedeçam sem contestação.

A igreja precisa ser ensinada de seu dever social em que não pode se conformar em serem apenas meros atores sociais e sim, precisa desempenhar seu papel de agentes de transformação. Devemos lembrar-nos do modelo por excelência que temos para nossa vida, a saber, Jesus Cristo e, n´Ele, aferirmos as questões éticas e morais em um ambiente hostil em que a ética não tem se comprometido com a moral, do contrário, tem sido situacional. O que tem sido feito mediante as propostas de corrupção, das injustiças sociais?

A teologia precisa ser do coração de Deus e ensinar atitudes e comportamentos que no dia-a-dia leve os cidadãos a se manifestarem na defesa de valores e práticas assumidas como fundamentais para a vida coletiva, visando a preservar a sua harmonia e melhorar o bem-estar de todos, numa verdadeira atitude de civismo e cidadania, e esta se constrói com a união de vários conceitos, entre eles, igualdade, liberdade política, ética, informação, justiça, condição humana e outros.

Infelizmente, tudo na vida tem sido motivado por dinheiro, até mesmo a relação fé e razão. Como então conseguirmos ensinar ao povo que voto jamais deve ser motivado por dinheiro, por favores, por trocas... Como se corrompe a fé se faz com a cidadania.

Em qualquer leitura minimamente atenta nota-se a diversidade de significados que carrega a expressão “ação social”. As pessoas podem e devem aproveitar a existência de grupos, como igrejas evangélicas e outros, que já costumam se reunir periodicamente, para propor a organização com o objetivo de melhorar suas vidas. E melhoria significa ter acesso à saúde, transporte, educação, moradia de qualidade, entre outras coisas, e isto não faz com que as igrejas funcionem apenas como organizações sociais, mas, também como.

A relação entre teologia, igreja, evangélicos e sociedade deve ser simbiótica, e não parasitária nem comensalística.

Que Deus nos conduza sob Sua graça para que possamos cumprir nosso papel na historia como servos do Deus vivo e para isto estejamos a disposição de todos que precisamos servir.

Nenhum comentário: