De Consumidores a Discípulos

De Consumidores a Discípulos

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE ADMINISTRAÇÂO

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE LIDERANÇA

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE ENSINO

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE EXORTAÇÃO

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE PROFETA

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE CONTRIBUIR / REPARTIR

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE MISERIÓRDIA

Quem é Você no Corpo de Cristo - O Dom Espiritual de Ajuda ou Socorro

Quem é Você no Corpo de Cristo - O Dom Espiritual do Serviço ou Ministério

Quem é Você no Corpo de Cristo - Quais os Resultados do Exercício dos Dons Espiriuais

Quem é Você no Corpo de Cristo - O Que São Dons Espirituais

Quem é Você no Corpo de Cristo - Introdução - A Vontade de Deus para Cada Um

IGREJA Projeto de Deus

quinta-feira, 7 de maio de 2009

A práxis do discipulado co-igual

Em Paulo, a eclesiologia toma uma nova proporção, pois parte de uma idéia física para a espiritual, ou seja, passando a ser superior, uma comunidade cristã, acima, até mesmo de religiosidade. Esta é revolucionária, pois fica acima de princípios estabelecidos na época quanto a distinção sócio-econômica, política e gêneros.

Deve-se considerar a relevância de Gl 3,26-28 na eclesiologia paulina que mostra claramente que em Cristo não mais fazem sentido as distinções criadas pelas estruturas sociais humanas, com exemplo nos pares contrastantes, Judeus e Gregos, escravos e livres, homens e mulheres...

A Luta paulina pela igualdade traz uma nova perspectiva para a sociedade, devido às mudanças diante de Deus e dos homens no estabelecimento de laços fraternos, em Jesus, com pessoas de origens raciais, culturais e nacionais deveras diferentes

Muitas conjecturas há por parte de exegetas acerca do uso, por parte de Paulo, das expressões “macho e fêmea” em vez de “homem e mulher” quanto a diferenças entre papéis sociais e distinção biológica, isto por conta de contexto histórico da existência de correntes gnósticas.

Grande ênfase era dada, no mundo antigo na diferença biológica considerando que as propriedades religiosas, sociais, raciais e sexuais não eram tão diferenciadas quanto o são hoje.

O que se pode entender é que este Paulo escreve aos Gálatas proclamando que o batismo é algo que iguala a todos os cristãos e que são insignificantes todas as distinções de religião, de raça, de classe, de nacionalidade e de gênero. Todos que passam pelo batismo tornan-se um só em Cristo.



Nenhum comentário: