De Consumidores a Discípulos

De Consumidores a Discípulos

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE ADMINISTRAÇÂO

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE LIDERANÇA

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE ENSINO

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE EXORTAÇÃO

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE PROFETA

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE CONTRIBUIR / REPARTIR

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE MISERIÓRDIA

Quem é Você no Corpo de Cristo - O Dom Espiritual de Ajuda ou Socorro

Quem é Você no Corpo de Cristo - O Dom Espiritual do Serviço ou Ministério

Quem é Você no Corpo de Cristo - Quais os Resultados do Exercício dos Dons Espiriuais

Quem é Você no Corpo de Cristo - O Que São Dons Espirituais

Quem é Você no Corpo de Cristo - Introdução - A Vontade de Deus para Cada Um

IGREJA Projeto de Deus

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Missão e Contexto

Num primeiro momento entendemos a necessidade de nos desvencilharmos dos estigmas para podermos tratar melhor àqueles que adentram a fé cristã e desejam caminhar com Jesus. Enquanto a Bíblia diz “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”(2 Co 5:17), além de “... esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,”(Fp 3:13), temos uma enorme dificuldade de olhar para o amado irmão recém chegado à família como alguém que nasceu em Cristo e, do contrário, o estigmatizamos e não o permitindo deixar par trás o que é para ficar lá, prova disto é que comumente se ouve:o irmão Fulano de Tal”... EX-TRAFICANTE, EX-PROSTITUTA, EX-VICIADO, EX-HOMICIDA, EX-TANTA COISA...[1]como se a obra nele feita, por Jesus, nada valesse! Pesa mais o estigma do que o valor do sacrifício vicário de Cristo.

Algo mais que deve ser considerado é, o que a igreja tem que fazer? Muitos se contentam em cumprir, ou pelo menos tentar, o mandato espiritual. E, onde ficam o mandato cultural e o social? Qual o envolvimento da Igreja na sociedade em que está inserida?

Fico a pensar em umas questões tais como: Se a “minha” igreja deixasse de existir hoje...

- faria falta para alguém?

- alguém sentiria saudades?

- causaria impacto na sociedade a curto, médio e longo prazo?

- teria impresso marcas salutares na sociedade?

- não ajudou nem atrapalhou?...

Quando me lembro que igreja somos nós e não aquele amontoado de tijolos, lajotas, madeiras e o que mais se utiliza em construção civil, vejo que as perguntas seriam direcionadas para mim.

De que adianta algumas igrejas terem creches, escolas, salas de alfabetização, oficinas de artes, centros de desenvolvimento de habilidades manuais e/ou geração de trabalho e renda ou trabalhos assistenciais dos mais diversos se muitos parecem ter perdido a capacidade de “...amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo...”(Mc 12.33 RA), e em muitos casos conseguirem dar mais prova de desamor.

“Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” (1 Jo 4:20 RA).

Eis aí o que precisa ser feito para que haja uma verdadeira contextualização das missões contemporâneas, o resgate da capacidade de amar que reflete O Amor de Deus.

“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.” (1 Jo 4.7-8)


[1] Grifos meus

Nenhum comentário: