De Consumidores a Discípulos

De Consumidores a Discípulos

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE ADMINISTRAÇÂO

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE LIDERANÇA

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE ENSINO

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE EXORTAÇÃO

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE PROFETA

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE CONTRIBUIR / REPARTIR

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE MISERIÓRDIA

Quem é Você no Corpo de Cristo - O Dom Espiritual de Ajuda ou Socorro

Quem é Você no Corpo de Cristo - O Dom Espiritual do Serviço ou Ministério

Quem é Você no Corpo de Cristo - Quais os Resultados do Exercício dos Dons Espiriuais

Quem é Você no Corpo de Cristo - O Que São Dons Espirituais

Quem é Você no Corpo de Cristo - Introdução - A Vontade de Deus para Cada Um

IGREJA Projeto de Deus

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Caminhada cristã - 1 Pe 1. 22 - 2. 10


Sempre gostei muito de “bolinho de chuva”, eu ficava sempre atento ao dia em que minha mãe fazia os bolinhos, e me deleitava. Mas o que eu quero mostrar é que enquanto minha mãe preparava os bolinhos eu estava brincando no quintal com alguns amigos, e a todo o momento eu entrava para ver se já estava pronto, e na maioria das vezes eu não esperava nem esfriar, eu sempre os comia, até mesmo sem lavar as mãos, uma vez que, do jeito que eu estava brincando eu entrava tirava um e voltava a brincar, quando minha mãe descobria, mandava logo eu tomar banho para depois comer, aí acabou a brincadeira, ou eu tomava banho para comer os bolinhos ou brincava, era um ou outro. É claro, eu optava sempre por tomar banho e poder comer.

Pedro está dizendo algo deveras importante para os crentes de Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, pessoas provavelmente recém-convertidas. No contexto que lemos Pedro manda cingir o entendimento, cingir é amarrar, colocar um cinto, os soldados romanos usavam aquelas vestes, para guerrear e tinham que colocar um cinto para poder correr sem tropeçar,
Pedro fala que os cristãos deveriam cingir o entendimento para poder andar bem durante a peregrinação, não só durante a perseguição, mas enquanto estivessem na terra, Pedro compara a Terra com o deserto para Israel, nós não somos daqui, somos peregrinos e temos que andar com cuidado enquanto estivermos aqui, precisamos cuidado para não tropeçar. Tropeçar em que? Nas paixões carnais, nos desejos da carne, coisas que os antepassados daqueles crentes viveram e fizeram, e porque não dizer, coisas que eles mesmos fizeram antes da conversão.
 Pedro está chamando o povo para ser santo, pois Deus é santo. Uma vez que eles conheceram o Deus santo, agora deveriam se amar mutuamente, pois eram todos irmãos, eles deveriam tirar toda a sujeira e comer a Palavra, viver o evangelho no qual estavam crendo, porque toda carne se vai como a erva, a carne muda, mas a Palavra de Deus é imutável, por isso eles deveriam andar de acordo com ela e não mudá-la para que ela andasse de acordo com eles.
Considerando o que está acontecendo em nossos dias, não é muito diferente disso, uma vez que os cristãos têm feito a vida imutável e a Palavra mutável. A Bíblia “tem” que falar fala o que eles querem ouvir.

                Pedro passa a mostrar-lhes os passos para a conduta de vida, o que é aplicável a todos nós: raça eleita, sacerdócio real, nação santa.

I  - Despojar de toda maldade e dolo   -  kakia  e   dolov

                A primeira coisa que Pedro nos ensina é despojar, colocar de lado, tirar do caminho, remover, livrar-se daquilo que esta carregando, no grego é jogar fora, é a mesma coisa que tirar a roupa, abandonar todas as práticas. Temos que lembrar que Pedro estava escrevendo para Cristãos perseguidos por volta de 60 à 68, cristãos recém convertidos que deveriam aprender a viver retamente mesmo em meio à peregrinação, e é claro tudo isto serve plenamente para nós hoje que também estamos nesta peregrinação. 
                O que Pedro está mandando o povo e a nós jogar fora?
à maldade – kakia  - 1) maldade, malícia, malevolência, desejo de injuriar
2) iniquidade, depravação; 2a) iniquidade que não se envergonha de quebrar a lei; 3) mal, aborrecimento sentimento mal, crueldade, desejo de praticar o mal;
à Dolo – dolov - de um verbo primário arcaico, dello (provavelmente significando "atrair com engano"; 1) astúcia, engano, fraude, malícia toda ação praticada com a intenção de prejudicar, má-fé, fraude, engano, traição;
à hipocrisia – upokrisiv - hupokrisis  - 1) ato de responder; 2) resposta; 3) atuação de um artista de teatro; 4) dissimulação, fingimento,... falsidade, fazer de conta, mascarar-se, disfarçar-se;
à invejas – fyonov phthonos-  sentimento misto de desgosto e ódio provocado pela prosperidade alheia, ciúme;
à maledicência - katalalia katalalia-  falar mal do próximo, falso testemunho, blasfêmia, calúnia, difamação;
                Não só os cristãos daquela época, mas, de todos os tempo precisam abandonar todas estas práticas, a Palavra que nos foi pregada a qual propiciou o ambiente de nossa conversão e nos conduz à santificação deve fazer toda diferença em nós.
Precisamos tomar “aquele banho” que minha mãe mandava, ou seja, ficar limpo, purificar, limpar jogar tudo isto fora, para podermos trilhar destemidamente nossa jornada cristã, nossa peregrinação.
Além de nos mandar jogar tudo isto fora, parar de praticar, Pedro nos manda também fazer outra coisa.

II- Desejar

                É uma troca de valores que Pedro está sugerindo.
Os valores de outrora, não mais são valores, uma vez que receberam a salvação em Cristo Jesus, precisa demonstrar um novo jeito de ser e viver. O que é plenamente aplicável a todos nós.
                O que era a forma de viver antes da conversão, ainda que tenha aprendido em família, se faz parte da lista que Pedro colocou anteriormente, todas as paixões carnais, o fútil procedimento, tudo isto deve ser trocado. Assim como o leite é vital para a criança, saúde e desenvolvimento, assim também devemos ser ávidos pelo genuíno, não misturado, não adulterado, puro “Leite Espiritual”.
                O apóstolo Pedro compara o nosso desejo com o desejo da criança recém-nascida. Imaginem uma criança recém-nascida saudável que passa algum tempo sem ser amamentada. Ela chora desesperadamente. É isto que devemos fazer, do mesmo modo que uma criança saudável necessita e pede o leite materno, nós os cristãos necessitamos do leite espiritual.
                Por “leite” Pedro não está querendo dizer o mesmo que Paulo disse em 1 Co. 3.1-3. Paulo se referia aos crentes como crianças, que não podiam comer alimento sólido, por isso lhes dava leite espiritual.  
Pedro por sua vez está falando a crentes capazes de comer o alimento sólido, o leite que Pedro fala é o “genuíno leite” puro, sem mistura. Pedro está mostrando que a palavra que foi pregada é pura e nutritiva, ela sustenta, é capaz de fazer crescer, não há necessidade de comer outro alimento. Quando o ensino é puro ele é nutritivo ele nos faz crescer espiritualmente, deixamos de engatinhar e passamos a andar e até correr para obtermos a Canaã celestial.
                Entra o verso 3 dizendo: “se é que ...” no grego esta conjunção tema ideia de “Já que”, “certamente,” é uma conjunção condicional de fato, e não a condicional de dúvida, Pedro não estava duvidando da conversão daquelas pessoas, pelo contrário, por crer que eles eram convertidos, “uma vez que já tendes a experiência” Pedro manda que eles abandonem o velho homem, o antigo modo de se viver e desejem a cada dia o genuíno leite espiritual que os fará crescer, ora só cresce quem já nasceu, e se o crescimento é espiritual, logo, já nasceu espiritualmente, não nos resta a menor dúvida.
                Para que jogar os velhos costumes fora e desejar o leite espiritual? 

III- Achegar - proserxomai proserchomai -

                1) vir a, aproximar-se; 2) chegar perto de; 3) concordar com
Uma vez que o cristão abandonou suas práticas de não cristão, passou a beber o leite espiritual que produz crescimento ele vai consequentemente se aproximar de Deus cada vez mais.
                A expressão “chegando-vos para ele”, este “ele”, está se tratando de Cristo,  e, aproximar-se de Cristo exige de nós arrependimento e fé, mas não apenas isto, pois, o tempo verbal utilizado no texto original grego indica em um achegar-se constante, ou seja, você se aproxima mais de Cristo, sempre, todos os momentos você deve aproveitar a oportunidade e se arrepender de seu fútil procedimento, deve abandonar as paixões carnais e beber do leite espiritual, para poder se aproximar e crescer e caminhar livremente durante o tempo da peregrinação.
                Pedro aponta agora para Cristo que é a Pedra viva (ser ativo, abençoado, eterno no reino de Deus), mostrando que só por meio dEle é que temos a salvação, vida eterna. Isto posto, podemos e devemos combater a ideia de que Pedro é a pedra.  Cristo é a pedra viva, pedra angular - akrogwniaiov akrogoniaios - localizado em um canto extremo, a pedra de esquina de fundação.
A tradição católica entende Pedro como sendo a pedra, e, possivelmente, muitos na igreja primitiva creram nisto pelo fato de Cristo ter dito: “tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino” Mt. 16. 18-19. Isto acontece por não considerarem os versículos anteriores que mostram Pedro afirmando no verso 16 “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” ao que Cristo afirma no verso 17 “Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.”  
No verso 06 de 1Pe 2, o que temos é uma citação do profeta Isaías 28.16 “Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não foge.”
No verso 07, citação de Sl 118.22 “A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular;”
Pedro mostra claramente e com base na Escritura AT que Cristo é a pedra, ele sege parafraseando Is 8.14-15 “Ele vos será santuário; mas será pedra de tropeço e rocha de ofensa às duas casas de Israel, laço e armadilha aos moradores de Jerusalém. Muitos dentre eles tropeçarão e cairão, serão quebrantados, enlaçados e presos.”
                Os construtores sabem muito bem que todo edifício precisa ser construído sobre uma base firme e Cristo é a base da Igreja, a pedra fundamental.
Quando subscrevemos confissão de Pedro, “tu é o Cristo, o Filho do Deus vivo” estamos afirmando crer que Cristo é a pedra fundamental que está posicionada, posta pelo próprio Deus e somos convocados como pedras vivas a  nos posicionar sob a orientação desta pedra angular que é a referência de prumo e esquadro, tornando-nos parte nesta casa espiritual, que significa, fazendo parte do corpo de Cristo, o único que é capaz de oferecer sacrifício agradável a Deus. Quem rejeita esta pedra, quem a tira de seu edifício acaba tropeçando nela, e a ideia de tropeçar aqui é claro, é ir para o inferno.

Conclusão

            Pedro conclui dizendo que os cristãos que abandonam a velha prática, bebem do leite espiritual e se chegam a Cristo são Raça Eleita... v. 9 e então deveriam pregar a mesma palavra para outros, é discípulo fazendo discípulo, este é o desejo de Deus para nossa conduta durante a peregrinação.    
                O nosso grande problema é que isto parece ser difícil demais, parece um sonho irrealizável.
A Bíblia nos mostra que desde o princípio é mais fácil terceirizar a culpa do que assumirmos nossos próprios erros, quando lá no Éden, Deus pergunta a Adão o que havia feito ele joga para Eva e esta para a serpente... É muito difícil reconhecer um erro porque somos vaidosos demais, queremos sempre ser o melhor do grupo. A rigor, nos apegamos ao fato de ser difícil abandonar a velha prática do pecado porque ela é gostosa, prazerosa, e há o velho ditado “o que é proibido é sempre mais gostoso”.
Precisamos romper a barreira de achar difícil bebermos o genuíno leite espiritual porque ele é muito denso, dizer que não temos tempo para ler a Bíblia, que participar do culto mais de uma vez por semana é cansativo e enjoado, isto faz com que sejamos sempre crianças espirituais, sempre engatinhando... nossa roupagem é tão grande que tropeçamos nela e não temos liberdade para caminhar durante a peregrinação. 
Vamos ler os versos 9 e 10 de modo bem pessoal, usando em lugar segunda pessoa do plural, a primeira: “Nós, porém, somos raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamarmos as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; nós, sim, que, antes, não éramos povo, mas, agora, somos povo de Deus, que não tínhamos alcançado misericórdia, mas, agora, alcançamos misericórdia. ”
Eu quero motivar a você, desafiar a você que já tem ouvido a Palavra de Deus, a dar um passo de fé e coragem e abandonar suas velhas práticas, aquele pecado que tenazmente te assedia, e passasse a partir de hoje a desejar ardentemente o leite espiritual, o genuíno, o puro.
Que você tenha sempre na memória que foi tirado das trevas para a luz, para proclamar as virtudes de Deus.
Subscreva a confissão de Pedro, que Cristo é o Filho do Deus vivo, a Pedra angular de sua vida.
Amém.

Nenhum comentário: