De Consumidores a Discípulos

De Consumidores a Discípulos

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE ADMINISTRAÇÂO

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE LIDERANÇA

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE ENSINO

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE EXORTAÇÃO

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE PROFETA

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE CONTRIBUIR / REPARTIR

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE MISERIÓRDIA

Quem é Você no Corpo de Cristo - O Dom Espiritual de Ajuda ou Socorro

Quem é Você no Corpo de Cristo - O Dom Espiritual do Serviço ou Ministério

Quem é Você no Corpo de Cristo - Quais os Resultados do Exercício dos Dons Espiriuais

Quem é Você no Corpo de Cristo - O Que São Dons Espirituais

Quem é Você no Corpo de Cristo - Introdução - A Vontade de Deus para Cada Um

IGREJA Projeto de Deus

quinta-feira, 15 de maio de 2014

A VIDA CRISTÃ NO LAR - 1 Pe 3.1-12


I - DEVER DAS MULHERES
           
O Apóstolo Pedro escreve de maneira bastante didática e instrutiva. Fala primeiramente sobre como as mulheres Cristãs devem viver no lar e depois, sobre como os maridos devem viver e ainda dá algumas orientações gerais.

A conduta das mulheres e mães deve ser:

I.I - Um comportamento Honesto e cheio de temor I Pe. 3. 1-2
           
Era muito comum naquela época uma mulher converter-se a Jesus em consequência da pregação do Evangelho, mas nem sempre seu marido se convertia. Isto poderia trazer problemas para as mulheres, pois, nem sempre seus maridos compreendiam a nova situação. Por isso, o apóstolo diz que elas devem com sua vida influenciar positivamente seus maridos, a fim de ganhá-los para Cristo. As mulheres de nossos dias cujos maridos não são cristãos têm o desafio de mostrar-lhes que são diferentes, e que esta diferença deve-se à presença de Cristo em suas vidas. Assim, sua vida no lar terá um caráter evangelizador. A mulher cristã que tem em sua casa um comportamento honesto e cheio de temor é aquela que o livro de provérbios chama de mulher sábia que edifica a sua própria casa (Pv. 14.1), que é virtuosa (Pv. 31.10), porque teme ao Senhor (Pv. 31.30).

I.II - A verdadeira Beleza Espiritual

A seguir Pedro passa a falar do que pode ser chamado de conceito cristão de beleza feminina. Em todas as épocas, lugares, e culturas, as mulheres são conhecidas pelo poder que têm de atrair e encantar os homens com sua beleza. Por isso, sempre procuram intensificar sua beleza com alguns recursos especiais. Alguns destes recursos são citados no texto (... frisado de cabelo, adereço de ouro, aparato de vestuário...). Pedro não diz às mulheres cristãs que é pecado usar estes e outros recursos para realçar a beleza que Deus lhe deu. O tratamento do apóstolo a esta questão não é legalista, como acontece com algumas comunidades evangélicas hoje em dia. O que ele diz é que a verdadeira beleza feminina é espiritual e interior, de caráter, e não apenas exterior corporal.
            Pedro apresenta como exemplo de verdadeira beleza das que ele chama de santas mulheres (v.5), dentre estas Sara esposa de Abraão é citada pelo nome. Isaías chama a Sara de mãe do povo fiel de Deus (Is. 51.2) Se as esposas cristãs estão adornadas com estes mesmos atavios de modéstia, humildade e pureza, também elas serão filhas de Sara e estarão dentro da família do fiel povo de Deus.
            Em nossos dias, vê-se que há na sociedade uma tendência muito grande ao consumo de artigos utilizados por mulheres para realçar sua beleza. Em alguns casos, acontece um verdadeiro incentivo à futilidade. As mulheres cristãs devem esforçar-se para que não se deixem levar pelo espírito mundano de preocupação apenas com o exterior, e desenvolver a verdadeira beleza espiritual cristã.

II - RESPONSABILIDADES DOS MARIDOS
           
Não apenas as mulheres, mas também os maridos têm suas Responsabilidades. Ainda que Pedro fale pouco aos homens, o que ele diz tem grande validade para todos os tempos. Vejamos:

II.I - O maridos devem ter consideração para com as mulheres.

O apóstolo recomenda aos maridos que tenham consideração para com a fragilidade das mulheres. Naquela época, não era muito comum na sociedade tratar as mulheres com consideração e observância de seus direitos pessoais, como cidadã. Isto se aplicava a todos os aspectos da vida das mulheres. (emocional, físico, espiritual, etc.) Em todos estes, devem receber consideração de seus maridos. Esta atitude inclui viver a vida comum no lar. Isto indica que os maridos devem viver uma vida de parceria e bom senso, sem dominação ou imposição.

II.II - Os maridos devem tratar as mulheres com dignidade

            Os maridos devem dispensar às mulheres atitudes de gentileza e cordialidade. É interessante observar que a maneira como os maridos tratam as mulheres tem influência na vida espiritual, pois se maltratarem suas esposas, suas orações seriam interrompidas, diz o ( V. 7).
            As mulheres são apresentadas como estando em pé de igualdade com os homens, pois homens e mulheres são juntamente herdeiros da mesma graça de vida. Se os maridos cristãos da atualidade querem ter felicidade no casamento, precisam aprender a obedecer aos conselhos de Pedro quanto à conduta cristã em casa. 


III- RESPONSABILIDADE DE TODOS

            A parte final deste texto apresenta recomendações gerais, mas que como já foi dito aplica-se à vida familiar. Estes deveres são:

III.I - A prática do amor.

Pedro fala do dever dos cristãos de viver o amor de maneira concreta. É interessante observar que Pedro não fala de maneira teórica sobre o amor. Antes ele apresenta de maneira bem prática como o amor pode e deve ser vivido com unidade, compaixão, amizade fraterna, misericórdia, humildade e perdão. Não há dúvida que o lar em que todos os integrantes vivem assim é feliz e cheia de harmonia.

III.II - A prática do Bem

No final de sua exortação, Pedro cita o  Salmo 34. 12-16. O sentido destes versículos é a prática do bem. Isto pode se dar das seguintes maneiras:
·      Falar somente o que é bom - “refreie a sua língua do mal e evite que seus lábios falem dolosamente.” (Ef. 4.23)
·      Fazer somente o bem - “Aparte-se do mal e pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcança-la”. Isto porque “os olhos do Senhor repousam sobre os justos, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males”.

          
Conclusão:

Todos nós temos um papel a cumprir, quer seja no trabalho, quer na escola ou na família, e cada um é necessário com suas peculiaridades e distinção, por isso, todos devem observar qual é o seu dever para que haja harmonia no lar.
Em nossos dias tem sido cada vez mais comum as pessoas exigirem os seus direitos, quererem ser respeitados, por imposição, no entanto, nada fazem para propiciarem um ambiente agradável de convívio em família.

Deus abençoe para que cada um possa compreender a necessidade de esforçar pelo bem comum da família, e, em vez de exigir que seus direitos sejam observados, possam doarem-se para que todas as partes cumpram, com alegria o seu dever, o seu papel, e haja plena harmonia no lar.

Nenhum comentário: