De Consumidores a Discípulos

De Consumidores a Discípulos

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE ADMINISTRAÇÂO

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE LIDERANÇA

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE ENSINO

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE EXORTAÇÃO

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE PROFETA

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE CONTRIBUIR / REPARTIR

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE MISERIÓRDIA

Quem é Você no Corpo de Cristo - O Dom Espiritual de Ajuda ou Socorro

Quem é Você no Corpo de Cristo - O Dom Espiritual do Serviço ou Ministério

Quem é Você no Corpo de Cristo - Quais os Resultados do Exercício dos Dons Espiriuais

Quem é Você no Corpo de Cristo - O Que São Dons Espirituais

Quem é Você no Corpo de Cristo - Introdução - A Vontade de Deus para Cada Um

IGREJA Projeto de Deus

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Javé, Imprevisível e Fiel

É bom ressaltar que quando se fala de fidelidade, deve-se ter em mente zelo, respeito, lealdade, constância nos compromissos assumidos... Isto não pode comprometer em nada o modo pessoal de Javé que, de maneira imprevisível se mantém fiel aos seus desígnios.
No tocante à fidelidade de Javé, vemos o caráter rigoroso em seu agir, algo que não se esmorece com o tempo, que é uma virtude relacional de quem está para lembrar-se de seus compromissos abençoadores, que não está vinculado a rememorar um passado de pecados a serem mantidos em sua lembrança. Como bem coloca Sponville “...fidelidade primeiro ao sofrimento, à coragem desinteressada, ao amor...”, ou seja, a permanência na fidelidade de Javé pelo fato de fidelidade ser intrínseco a Seu ser.
Não há como prever a forma da manifestação da fidelidade de Javé nem como entender o Seu modo de agir, pois, sendo Ele o único e verdadeiro Deus, não há como controlar Suas ações nem como compará-las ás ações de homens.
Em Sua total liberdade de ser e agir, Javé é imprevisível, mas atende à ordem de Sua fidelidade a Seus propósitos. Nada pode demover Javé de Sua base, da grande fidelidade e de Seu compromisso consigo mesmo e com Seu povo amado. Neste aspecto, está diretamente ligado a, pelo menos, um par de seus atributos, a saber, bondade e imutabilidade. Como se pode ver neste bloco, “...Javé é amante constante, jamais se afastando de quem dEle precisa. Amante fiel de toda a sua criação, Javé não se retira, não se retrai, não a abandona à sua própria sorte. Amante fiel de toda a humanidade que clama...” não se pode prever a forma de manifestação da fidelidade de Javé ser manifesta. Só Ele é Deus verdadeiro e, em assim sendo, não há como se estabelecer limites. Só Ele pose ser imprevisivelmente fiel e fielmente imprevisível.
O texto bíblico, Ex 34.6-7 diz que Javé tem compaixão e misericórdia e não fica irado com facilidade e Seu amor e fidelidade são imensuráveis. Alguém que cumpre Suas promessas a milhares de gerações e perdoa o ma e o pecado... Javé afirma Sua total fidelidade a Israel apesar de sua iniqüidade, transgressão e pecado.
São muitas as possíveis traduções da palavra (‘emeth) firmeza, fidelidade, verdade, certeza, credibilidade, estabilidade, constância, fidelidade, confiabilidade. Como no Salmo 146.6 O SENHOR sempre cumpre as suas promessas.
Dentro do que podemos entender, Javé se instrumentaliza de meios imprevisíveis para fazer cumprir Sua fidelidade. Jamais se poderá prever o modo de sua ação no transcorrer da história, pois Ele é eterno, ou seja, existe desde a eternidade e para toda eternidade. Javé sempre agirá e conduzirá os Seus planos de forma segura.
“Se um profeta for enganado e der uma resposta falsa, fui eu, o SENHOR, quem o enganou. Eu o tirarei do meio do povo de Israel. (NTLH)” Somente Javé poderá manter pleno equilíbrio em Suas ações e usar de modos imprevisíveis para fazer cumprir todos os seus preceitos.

Nenhum comentário: