De Consumidores a Discípulos

De Consumidores a Discípulos

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE ADMINISTRAÇÂO

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE LIDERANÇA

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE ENSINO

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE EXORTAÇÃO

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE PROFETA

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE CONTRIBUIR / REPARTIR

QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO - O DOM ESPIRITUAL DE MISERIÓRDIA

Quem é Você no Corpo de Cristo - O Dom Espiritual de Ajuda ou Socorro

Quem é Você no Corpo de Cristo - O Dom Espiritual do Serviço ou Ministério

Quem é Você no Corpo de Cristo - Quais os Resultados do Exercício dos Dons Espiriuais

Quem é Você no Corpo de Cristo - O Que São Dons Espirituais

Quem é Você no Corpo de Cristo - Introdução - A Vontade de Deus para Cada Um

IGREJA Projeto de Deus

quarta-feira, 29 de abril de 2009

MaNiPuLaÇãO

1- O mundo como sendo a própria invenção da mídia.
A bem da verdade a força da mídia é fator determinante em manipular os acontecimentos para se manter incólume os interesses de seus clientes. Mostra-nos um mundo cheio de belezas que nos induzem a um consumismo.
O mundo da mídia é sempre belo e formoso, altamente desejável.

2- O teatro da ilusão.
O mundo é o grande palco onde somos os coadjuvantes que vivem ares de estrelas. Vivemos um ledo engano e pagamos um altíssimo preço por conta das ilusões que nos parecem realidades. Tudo dá certo e isto nos leva a desejar àquilo que o outro tem ou é!

3- A metáfora da vida.
Sentidos figurados tomam vez das coisas reais. O constante desejo e a desenfreada busca pelo belo nos tomam de assalto de nosso entendimento, de nossa razão e o que é verdadeiro passa a não ser importante. Manipula-se para construção de uma “verdade” agradável.

4- Liberdade e mudança de atitude
Poucas são as pessoas que, em meio a esses apelos do modismo conseguem perceber que são reféns na busca de uma falsa liberdade e, ao se depararem com este enigma, conseguem forças para uma mudança de atitudes. Muitos têm medo de se expor e se enclausuram em seus mundinhos.

5- Em busca da sensibilidade.
Este ponto deve ser visto em óticas distintas, conforme interesses.
De um determinado indivíduo, ou grupo, que quer todos seus interesses inadvertidamente observados, ou seja, que todos sejam sensíveis a seus desejos.
De todo um sistema que se ocupa no interesse mútuo em que se compartilham os sentimentos.
Em ambos os casos, certamente, podem ter manipulações tendenciosas para defender os interesses destes ou daqueles.

Javé, Imprevisível e Fiel

É bom ressaltar que quando se fala de fidelidade, deve-se ter em mente zelo, respeito, lealdade, constância nos compromissos assumidos... Isto não pode comprometer em nada o modo pessoal de Javé que, de maneira imprevisível se mantém fiel aos seus desígnios.
No tocante à fidelidade de Javé, vemos o caráter rigoroso em seu agir, algo que não se esmorece com o tempo, que é uma virtude relacional de quem está para lembrar-se de seus compromissos abençoadores, que não está vinculado a rememorar um passado de pecados a serem mantidos em sua lembrança. Como bem coloca Sponville “...fidelidade primeiro ao sofrimento, à coragem desinteressada, ao amor...”, ou seja, a permanência na fidelidade de Javé pelo fato de fidelidade ser intrínseco a Seu ser.
Não há como prever a forma da manifestação da fidelidade de Javé nem como entender o Seu modo de agir, pois, sendo Ele o único e verdadeiro Deus, não há como controlar Suas ações nem como compará-las ás ações de homens.
Em Sua total liberdade de ser e agir, Javé é imprevisível, mas atende à ordem de Sua fidelidade a Seus propósitos. Nada pode demover Javé de Sua base, da grande fidelidade e de Seu compromisso consigo mesmo e com Seu povo amado. Neste aspecto, está diretamente ligado a, pelo menos, um par de seus atributos, a saber, bondade e imutabilidade. Como se pode ver neste bloco, “...Javé é amante constante, jamais se afastando de quem dEle precisa. Amante fiel de toda a sua criação, Javé não se retira, não se retrai, não a abandona à sua própria sorte. Amante fiel de toda a humanidade que clama...” não se pode prever a forma de manifestação da fidelidade de Javé ser manifesta. Só Ele é Deus verdadeiro e, em assim sendo, não há como se estabelecer limites. Só Ele pose ser imprevisivelmente fiel e fielmente imprevisível.
O texto bíblico, Ex 34.6-7 diz que Javé tem compaixão e misericórdia e não fica irado com facilidade e Seu amor e fidelidade são imensuráveis. Alguém que cumpre Suas promessas a milhares de gerações e perdoa o ma e o pecado... Javé afirma Sua total fidelidade a Israel apesar de sua iniqüidade, transgressão e pecado.
São muitas as possíveis traduções da palavra (‘emeth) firmeza, fidelidade, verdade, certeza, credibilidade, estabilidade, constância, fidelidade, confiabilidade. Como no Salmo 146.6 O SENHOR sempre cumpre as suas promessas.
Dentro do que podemos entender, Javé se instrumentaliza de meios imprevisíveis para fazer cumprir Sua fidelidade. Jamais se poderá prever o modo de sua ação no transcorrer da história, pois Ele é eterno, ou seja, existe desde a eternidade e para toda eternidade. Javé sempre agirá e conduzirá os Seus planos de forma segura.
“Se um profeta for enganado e der uma resposta falsa, fui eu, o SENHOR, quem o enganou. Eu o tirarei do meio do povo de Israel. (NTLH)” Somente Javé poderá manter pleno equilíbrio em Suas ações e usar de modos imprevisíveis para fazer cumprir todos os seus preceitos.

Livres em Cristo

Conforme as Escrituras, a vida em estado de escravidão da humanidade, por conta de seus pecados, sujeitos ao cativeiro, sob a lei, aponta para a total necessidade de um Libertador ou Redentor, a saber, Jesus Cristo, que foi entregue na eternidade, segundo a economia da trindade, para nos libertar. Para esta libertação foi sujeito em tudo ao Pai, em amor, manifestado em carne em sua plena humanidade.
O caráter salvífico de Jesus se dá em plena solidariedade à humanidade, impura, corrompida, uma vez que Ele se faz carne, assume nossas condições, habita no meio de impuros, se dá por batismo representativo por estes, não tendo de que se purificar, e os liberta de impurezas e espíritos impuros. Seus atos de curas, milagres entre outros, apontam para a compreensão da solidariedade de Jesus para com os pecadores.
A fidelidade de Jesus a Deus media a libertação de Seus escolhidos. A Salvação graciosa é ofertada por Deus e nossa resposta é a fé em Cristo que tem como base a Sua total fidelidade e submissão em amor ao Pai.
Jesus nos liberta assumindo nossa condição de malditos sob a Lei e morre em lugar de toda a humanidade. Nesse ato Ele cumpre toda a exigência da Lei, a qual não seríamos, jamais, capazes. A promessa abençoadora feita a Abraão se cumpre neste ato.
Jesus se dá por sacrifício vicário, para que fossemos verdadeiramente livres. A morte de Jesus Cristo é a coroação de sua vida e ministério terrenos. Em sua morte de cruz, também são crucificados a culpa, a condenação da Humanidade e pagas todas as dívidas da humanidade. A Cruz é plena libertação, pois é a expressão máxima da solidariedade de Jesus com a humanidade pecadora.
A vida e a morte do Filho tem como selo a ressurreição que vem dar sentido definitivo e definidor à história da criação e das relações de Deus com sua criação e sua salvação.